segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tempestade tropical “Isaac” passa pelo Haiti causando destruição



A passagem da tempestade tropical “Isaac” pelo Haiti no dia 25/08/12 e provocou muita destruição no país. Organizações de direitos humanos manifestaram preocupação com a falta de estrutura institucional do governo haitiano para lidar com o acidente cuja capital foi devastada pelo terremoto de 2010.

Existem riscos de inundação e deslizamento e cerca de 1,2 mil abrigos foram oferecidos aos desalojados por escolas, igrejas e centros comunitários, conforme informaram autoridades locais.

O primeiro-ministro haitiano, Laurent Lamothe, admitiu que o país tem “meios limitados” para assegurar a segurança de sua população e funcionários da Cruz Vermelha alertaram que os números oferecidos pelas autoridades podem estar errados.

A missão de paz das Nações Unidas no país também se uniu ao esforço e revelou que mais de 1,2 mil pessoas estão em situação de emergência na capital haitiana, Porto Príncipe.
“Caíram muitas árvores e postes de luz. As portas dos alojamentos foram arrancadas e houve muito destelhamento. Estamos agora reinstalando as antenas de rádio para retomar as comunicações. A internet não está funcionando. Tivemos um prejuízo razoável”, disse o tenente-coronel Rubens Costa Neto, porta-voz de um dos batalhões brasileiros no Haiti.


Fonte: UN/MINUSTAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário