sábado, 23 de julho de 2011

TAP TAP HAITIANO




Em Porto Príncipe, pedestres e motos dividem as calçadas e ruas, a maioria sem pavimentação enquanto os carros e caminhões disputam espaço para conseguir avançar de qualquer jeito. A buzina é que mais se escuta nestas ruas barulhentas, motos tem buzinas de carro, carros buzinas de caminhão e os caminhões, os “Macks”, bem, é melhor sair da frente deles.
Neste trânsito caótico, onde só os haitianos se entendem, sem se importar com as constantes buzinadas, se destacam os “Tap Taps” que fazem o transporte mais utilizado pelo povo. Os Tap Taps são camionetes, Toyota na maioria, transformadas em transporte coletivo, carregando até 20 passageiros por vez. São coloridos, pintados com temas religiosos ou de astros do esporte.
Aparentemente não há controle sobre os Tap Taps. Se um haitiano tem dinheiro para comprar uma Toyota velha, pintar a caçamba e transformar num Tap Tap, bem ele sai transportando gente. Como tudo no Haiti, mesmo sem controle do governo, os haitianos se entendem e a vida acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário