Esse palácio parece não querer ficar em pé. Destruído por uma rebelião em 1869, depois por uma explosão em 1912 e em 2010 pelo terremoto. Melhor fica como está, como ponto turístico. Aliás tirar essas fotos foi muito tenso, pois este local é considerado área vermelha pela força de paz da ONU, o que significa perigo.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Palais National Haiti
Esse palácio parece não querer ficar em pé. Destruído por uma rebelião em 1869, depois por uma explosão em 1912 e em 2010 pelo terremoto. Melhor fica como está, como ponto turístico. Aliás tirar essas fotos foi muito tenso, pois este local é considerado área vermelha pela força de paz da ONU, o que significa perigo.
sábado, 23 de julho de 2011
TAP TAP HAITIANO
Em Porto Príncipe, pedestres e motos dividem as calçadas e ruas, a maioria sem pavimentação enquanto os carros e caminhões disputam espaço para conseguir avançar de qualquer jeito. A buzina é que mais se escuta nestas ruas barulhentas, motos tem buzinas de carro, carros buzinas de caminhão e os caminhões, os “Macks”, bem, é melhor sair da frente deles.
Neste trânsito caótico, onde só os haitianos se entendem, sem se importar com as constantes buzinadas, se destacam os “Tap Taps” que fazem o transporte mais utilizado pelo povo. Os Tap Taps são camionetes, Toyota na maioria, transformadas em transporte coletivo, carregando até 20 passageiros por vez. São coloridos, pintados com temas religiosos ou de astros do esporte.
Aparentemente não há controle sobre os Tap Taps. Se um haitiano tem dinheiro para comprar uma Toyota velha, pintar a caçamba e transformar num Tap Tap, bem ele sai transportando gente. Como tudo no Haiti, mesmo sem controle do governo, os haitianos se entendem e a vida acontece.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Valeu Bon Bagai!!!!
Bon bagai significa "gente boa" em creole. Nosso colega Diogo foi um verdadeiro bon bagai essa semana no interior de Mirebalais, no Haiti.
Abordado por um grupo de crianças, puxou logo a conversa, misturando crioule, francês e português, rapidinho descobriu o que elas mais queriam: “Le ballon bon bagai!”
Prometeu que iria trazer o le ballon no outro dia para felicidade da criançada que saiu gritando pelo campo: Je suis Robinho, Je suis Ronaldô.
No outro dia já com a encomenda, voltamos ao local de trabalho e estavam lá as crianças procurando o Bon Bagai que tinha prometido le ballon. Poucas vezes a equipe viu tamanha alegria de um grupo de crianças em ganhar essa bola dos Bon Bagai. Era tanto cuidado que foi difícil convencê-los a “bater uma bolinha”. Sujar a Bola não estava muito nos planos deles e a cada tentativa nossa de chutar a bola, um deles já corria com a bola no rio pra limpá-la e deixar novinha como chegou.
Depois de muito insistir e uma pitada de organização do Alexandre, os times estavam montados e o jogo começou, tanta alegria que fica difícil comentar. Crianças fazendo o que é difícil de ver por essas bandas: brincando, Jogando bola, fazendo gol.
Infelizmente, por conta da divisão de trabalho e planejamento de campo, nosso amigo Diogo não pode estar lá para ver toda diferença que ele causou nessa pequena comunidade de Mirebalais.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Trabalho no Haiti começa pela inspeção da área da ponte Domond
Inspeção das estruturas da ponte Domond, descrição ambiental do entorno e entrevistas com a população local.
domingo, 3 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)