quarta-feira, 18 de maio de 2011

Avião-robô flagra crime ambiental durante voo teste

Um projeto pioneiro com Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) em São Carlos vai ajudar a polícia a combater crimes contra o meio ambiente. As pequenas aeronaves fotografam e fazem imagens de lugares onde os policiais não conseguem chegar.




Uma parceria entre a AGX Tecnologia, a Universidade de São Paulo (USP) e a Policia Ambiental deu origem à tecnologia, que foi toda desenvolvida em São Carlos.
Cada avião pode voar até 200 metros de altura e custa cerca de R$ 30 mil. Uma placa de memória recebe todas as informações e se torna o piloto automático do avião. O plano de voo é criado e as coordenadas são enviadas de um computador portátil. Os policiais só vão usar o controle na hora de decolar e na aterrissagem. A ideia é que os aviões sejam usados em todo o estado.


No primeiro voo teste realizado pela polícia o avião-robô voltou com o flagrante de um crime ambiental no interior de São Paulo. 




Imagens mostram uma área degradada do rio Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo. A comparação com imagens de satélites feitas há oito anos mostra que o rio teve o curso alterado pela ação de dragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário