quarta-feira, 4 de agosto de 2010

VAZAMENTO DE PETRÓLEO PODE TER CHEGADO AO FIM

A companhia petrolífera British Petroleum (BP) informou nesta quarta-feira (4) que a operação para fechar definitivamente o poço danificado no Golfo do México funcionou.


Em comunicado, a empresa diz que a operação, denominada "Static Kill" (eliminação estática), iniciada na terça (3), tinha sido concluída com êxito, o que representa "um grande passo" para conseguir bloquear definitivamente o vazamento de petróleo.

Desde a explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", em 20 de abril, as tentativas de limpeza e contenção do vazamento conseguiram captar cerca de 800 mil barris de petróleo que vazaram pelo poço, de um total de aproximadamente 4,9 milhões, no maior desastre ambiental da história americana.

Imagem de câmera da empresa BP mostra as máquinas na operação para vedar vazamento (Foto: Reuters). A operação consistiu em empurrar o petróleo que vaza do poço até seu lugar original, mediante a injeção de cimento e lodo pesado. Segundo a BP, a pressão do poço está controlada pela pressão hidrostática dessa mistura de cimento e lodo, e é o "resultado desejado" do processo iniciado na terça.

A companhia petrolífera acredita que pode dar por finalizado o fechamento do poço ainda nesta semana se não se houver contratempos.
GIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário