quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONHEÇA BELO MONTE DESDE O INÍCIO

Iniciados em 1975 pelo governo brasileiro, os estudos para aproveitamento hidrelétrico da Bacia do Xingu culminaram, 35 anos depois, no início das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Ao longo deste tempo, o projeto passou por aperfeiçoamentos que imprimiram o caráter socioambiental ao projeto, como a diminuição da área alagada e consequentemente, a inundação de terras indígenas. Estas mudanças mantiveram a viabilidade econômica de Belo Monte.



  • 1975 - início dos estudos para o aproveitamento hidrelétrico na bacia do Xingu.


  • 1980 - conclusão dos estudos de inventário e inicio dos estudos de viabilidade técnica da Usina Hidrelétrica Kararaô (primeiro nome proposto para a usina).


  • 1988 - 02/08 - A portaria DNAEE nº 43 aprova os estudos de inventário do Rio Xingu.  
                     30/08 - A Portaria MME nº 1.077 autoriza as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) a realizar estudos de viabilidade para o AHE Belo Monte.

  • 1989 - conclusão dos primeiros estudos de viabilidade do AHE Belo Monte.


  • 1994 - revisão dos estudos de viabilidade dom diminuição da área inundada e não inundação de áreas indígenas.


  • 1998 - a Eletrobrás solicita a ANEEL autorização para realizar, em conjunto com a Eletronorte, novos estudos de viabilidade do AHE Belo Monte.


  • 2000 - em dezembro, a Eletrobras e Eletronorte firmam o acordo para conclusão conjunta dos estudos de viabilidade técnico econômico e ambiental da AHE Belo Monte.


  • 2002 - os estudos são apresentados à ANEEL, mas não são concluídos por decisão judicial.


  • 2005 - julho - o Congresso Nacional autoriza a Eletrobrás a completar os estudos por meio do decreto legislativo nº 75/2008. 

                    agosto - a Eletrobrás  e as construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Norberto Odebrecht assinam o Acordo de Cooperação Técnica para conclusão dos estudos de viabilidade técnica econômica e socioambiental do AHE Belo Monte.                                                                                                                                                                            

  • 2007 - agosto - o IBAMA realiza vistoria técnica e reuniões públicas nos municípios de Altamira e Vitória do Xingu para discutir o Termo de Referência para o EIA.
                dezembro - o IBAMA emite o Termo de Referência para o EIA.

  • 2008 - julho - o Conselho Nacional de Politica Energética define que o único potencial hidrelétrico a ser explorado no Rio Xingu será o AHE Belo Monte. A ANEEL aprova a atualização do inventario com apenas o AHE Belo Monte  na bacia do Rio Xingu.
             novembro - o IBAMA realiza vistoria técnica para a área do projeto.


  • 2009 - fevereiro - a Eletrobras entrega a versão preliminar do EIA e do RIMA.
                     março - a Eletrobras solicita a licença Previa.
                     maio - o EIA e o RIMA são entregues no IBAMA.
                    setembro - o CNPE pública a portaria que indica o projeto do AHE de Belo Monte como prioritário para licitação e implantação.
                  outubro - o MME pública portaria com as diretrizes para o leilão de energia da UHE Belo Monte.
                  novembro - a ANEEL coloca em audiência publica a minuta de edital de Belo Monte e o MME publica portaria com a sistemática do leilão de energia da UHE Belo Monte.

  • 2010 - janeiro - portaria do MME nº 14 de 6 de janeiro de 2010 que define o prazo para declarações de necessidade para os leiloes de energia elétrica proveniente de novos empreendimento de geração e da usina hidrelétrica denominada Belo Monte.
                  fevereiro - IBAMA concede licença prévia da UHE Belo Monte.
ANEEL aprova estudos de viabilidade da UHE Belo Monte.
Portaria Nº 2 da secretaria de planejamento e desenvolvimento energético do MME, que tornam públicos os montantes de garantia física de Belo Monte.
                   março - TCU aprova previsão de custos para construção da UHE Belo Monte.
MME pública portaria que define a data do leilão para 20 de abril de 2010.
Diretoria colegiada da ANEEL aprova o edital do leilão nº 06/2009 destinado  contratação de energia elétrica proveniente da UHE Belo Monte.
                    abril - realizado leilão para decidir qual grupo de empresas é responsável pela construção da usina, com a vitória do consórcio Norte Energia.
                   julho - constituição da empresa Norte Energia S/A.
                 agosto - assinatura do contrato de concessão da Usina Belo Monte, que será a terceira maior hidreletrica do mundo.

  • 2011 - janeiro - concedida licença de instalação para as instalações iniciais da UHE Belo Monte.
                      junho - concedida licença de instalaçao para UHE Belo Monte.


A Usina :


Com estimativa de iniciar as operações no dia 31 de dezembro de 2014, Belo Monte será a maior usina hidrelétrica brasileira e a terceira maior do mundo. Segundo o Ministério de Minas e Energia, sua construção deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos. A UHE Belo Monte terá capacidade instalada de 11.233,1 MW de potência e geração anual prevista de 38.790.156 MWh ou 4,5 mil MW médios e reservatório com área de 516 km quadrados. A conclusão do empreendimento está prevista para 10 anos, com início de operação a partir do quinto ano do começo da obra.
O empreendimento integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que é uma prioridade do governo federal. Sua entrada em ação propiciará mais oferta de energia e mais segurança para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com melhor aproveitamento das diferenças hidrológicas de cheia e seca nas diversas regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário