sexta-feira, 17 de junho de 2011

Portal vai compartilhar dados sobre biodiversidade no Brasil


Para concentrar dados científicos sobre a biodiversidade brasileira e disponibilizar de forma fácil e gratuita o acesso à informação, o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou nesta quarta-feira (15) a criação do portal colaborativo para internet 'Wikiflora'.
Nos moldes da 'Wikipedia', enciclopédia digital onde os internautas contribuem com diversas informações, o banco de dados nacional vai guardar pesquisas sobre a fauna e flora encontradas no país, realizadas por instituições acadêmicas do Brasil ou de fora, além de organizações ambientais convidadas pelo governo federal.
Entretanto, somente pessoas ou entidades autorizadas pelo ministério ou pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que coordenará a parte de conteúdo do portal, poderão inserir informações ou mesmo editá-las.
A plataforma do site será elaborada pela companhia norte-americana IBM, que disponibilizará funcionários da empresa para inserir as informações no portal colaborativo. O desenvolvimento do novo site deverá começar ainda este mês, com previsão de lançamento para setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário