domingo, 26 de junho de 2011

GEOENVI inicia atuação internacional

A GEOENVI embarca dia 30 de junho para o Haiti, para a fase de reconhecimento de campo do local onde será construída a UHE Artibonite. 

O objetivo é coletar o máximo de informações sobre o meio físico, biótico, social e embasar o trabalho de elaboração do Plano Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica, o qual será encaminhado para o Banco Mundial. Serão dias de intenso trabalho de campo com apoio da Força de Paz da ONU. No final será elaborado um instrumento de adequação de projeto e obra com ganho social e ambiental, visto a grave situação humanitária que vive o País.

Acompanhe o dia dia da equipe da GEOENVI por aqui.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Começa o Inverno Brasileiro

O inverno começa nesta terça-feira, mais exatamente às 14h16min (horário de Brasília), e abre a temporada das geadas — e de vez em quando neve — nos locais mais frios de Santa Catarina.




No horário da mudança, acontece o solstício de inverno, evento astronômico em que o sol ilumina mais o hemisfério norte do que o sul.




A principal característica da nova estação é a entrada de massas de ar de origem polar, com ar seco e frio. Elas não ocorrem em todos os dias do inverno, mas na presença delas ocorrem episódios de frio mais intenso e duradouro, quando, facilmente, as temperaturas ficam próximas de zero grau, e até negativas. A tão esperada neve é normal nesta época do ano nas áreas altas do Estado.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Portal vai compartilhar dados sobre biodiversidade no Brasil


Para concentrar dados científicos sobre a biodiversidade brasileira e disponibilizar de forma fácil e gratuita o acesso à informação, o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou nesta quarta-feira (15) a criação do portal colaborativo para internet 'Wikiflora'.
Nos moldes da 'Wikipedia', enciclopédia digital onde os internautas contribuem com diversas informações, o banco de dados nacional vai guardar pesquisas sobre a fauna e flora encontradas no país, realizadas por instituições acadêmicas do Brasil ou de fora, além de organizações ambientais convidadas pelo governo federal.
Entretanto, somente pessoas ou entidades autorizadas pelo ministério ou pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que coordenará a parte de conteúdo do portal, poderão inserir informações ou mesmo editá-las.
A plataforma do site será elaborada pela companhia norte-americana IBM, que disponibilizará funcionários da empresa para inserir as informações no portal colaborativo. O desenvolvimento do novo site deverá começar ainda este mês, com previsão de lançamento para setembro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

GEOENVI RUMO AO HAITI

Após vencer licitação do Ministério da Defesa a  equipe Geoenvi se prepara para embarcar para a República do Haiti, em visita de campo, para o desenvolvimento de um P.B.A. (Plano Básico Ambiental).

Energia solar 24h por dia

Apesar das claras vantagens ecológicas, projetos de energia solar têm um calcanhar de Aquiles: eles dependem da existência de luz natural para produzir eletricidade. Mas um recém inaugurado sistema de geração em Sevilha, na Espanha, mandou para escanteio essa fraqueza.




Trata-se da Gemasolar, a primeira usina de energia solar concentrada (ESC) em escala comercial do mundo, que gera energia durante a noite ou em dias nublados. A produção de eletricidade sem a presença de luz solar resulta de uma inovadora tecnologia que usa sal fundido para estocar calor e operar 24h. 

Com capacidade instalada de 19,9 megawatts, a central já fornece energia para 25 mil lares na região de Andaluzia. Por sua característica renovável, espera-se que a usina evite a emissão de 30 mil toneladas de emissão de CO2 por ano.

Cidades carbono zero começam a sair do papel

 A primeira cidade neutra em emissão de carbono está virando realidade no deserto árabe de Abu Dhabi. Em fase de construção, Masdar City (foto) quer se tornar um exemplo mundial de comunidade sustentável autossuficiente em energia – a qual será garantida quase na totalidade por sistema solar. 





A iniciativa vai abrigar 40 mil habitantes e 1,5 mil empresas de tecnologia limpa, além do já operante Masdar Institute of Science and Technology, uma universidade com foco em pesquisa e inovação, desenvolvida em cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Imperial College.

O governo de Xangai pretende pegar a onda e erguer uma cidade totalmente ecológica na ilha de Chongming. Denominada de Dongtan, a ecopólis quer ser autossuficiente em energia, utilizando somente fontes renováveis, como solar, eólica, biomassa e até biogás – pelo menos 80% do lixo será reciclado e os dejetos processados e reutilizados como adubo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

São Bernardo terá 1ª termelétrica movida a lixo do País



A prefeitura de São Bernardo, no interior paulista, lança nesse mês de junho o edital de licitação para seu novo projeto de tratamento de lixo, que deverá render ao País a primeira usina termelétrica movida a lixo. A estimativa é gerar 30 MW/h, o que poderia abastecer uma cidade de 200 mil habitantes - e poderão ser revendidos à Eletropaulo. De acordo com o secretário de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, a queima evita inconvenientes como a produção de chorume e gases comum nos aterros. E as cinzas geradas com a queima podem ser aproveitadas em asfalto de estradas. Além disso, não inutiliza grandes terrenos para a criação de aterros, como o de Mauá, onde a cidade deposita seu lixo hoje. A criação de uma usina termelétrica à base de lixo também é um tema recorrente em cidades como Curitiba e São José dos Campos, no interior paulista. Em São Bernardo, a previsão é assinar contrato ainda este ano.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Técnica do "correntão" acelera desmatamento.


Dois tratores lado a lado, unidos por uma corrente grossa. Conforme avançam, arrastando a vegetação, a copa das árvores vai ao chão e as raízes brotam da terra. É dessa forma que muitas florestas vêm perdendo espaço para lavouras de  cana, soja, eucalipto, etc.

De acordo com estimativa do Ibama, os correntões puxados por tratores derrubam em apenas um dia uma área equivalente a 10 campos de futebol. 


Veja como esse "crime" funciona...


Ibama concede licença de instalação para início das obras de Belo Monte


 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nesta quarta-feira (1º) que concedeu a licença de instalação para o início das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.

Com a licença de instalação, a obra da usina pode começar. Antes, o Ibama já havia concedido a licença parcial de instalação, para o início do canteiro de obras.
Segundo o Ibama, o licenciamento foi marcado por "robusta análise técnica e resultou na incorporação de ganhos socioambientais. Entre eles, a garantia de vazões na Volta Grande do Xingu suficientes para a manutenção dos ecossistemas e dos modos de vida das populações ribeirinhas".
De acordo com nota divulgada pelo Ibama nesta quarta, a licença de instalação prevê que seja construído apenas um canal de derivação, o que reduz o volume de terra que precisará ser escavada na região, reduzindo o impacto ambiental da obra.
O Ibama diz ainda que "manterá uma equipe técnica exclusiva para acompanhar a instalação de Belo Monte e avaliar o cumprimento das condicionantes". As condicionantes foram 40 ações e medidas que teriam que ser tomadas para redução dos impactos socioambientais. Foram as condições do Ibama para concessão da licença prévia, que possibilitou o leilão da usina.

O instituto também afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhou os programas no que se refere à população indígena antes de o Ibama conceder a licença de instalação.
Após a conclusão da obra, o Ibama ainda precisará conceder a licença de operação para que a usina passe, definitivamente, a produzir energia 

Belo Monte é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve ser concluída até o começo de 2015. Com potência instalada de 11,2 mil megawatts, será a maior hidrelétrica totalmente brasileira (Itaipu, que tem 14 mil megawatts de potência, é binacional) e a terceira do mundo..