segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BAHIA TERÁ ESTÁDIO ALIMENTADO POR ENERGIA SOLAR

O estádio Governador Professor Roberto Santos, popularmente conhecido como Pituaçu, em Salvador será coberto com painéis fotovoltaicos e ganhará o título de primeira arena totalmente alimentada por energia solar da América Latina.




Na copa de 2014 a arena será usada para treinamento das seleções.com o sistema solar o estádio irá economizar cerca de R$ 200 mil por ano. A geração anual de energia será de 630 MWh.
O custo da obra esta orçada em R$ 5,5 milhões. Durante cinco anos a ANEEL acompanhará o projeto, para analisar o resultado do investimento.
Esse projeto é coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Levantamento Geofísico PCH São Roque

 Foi realizado nos dias 17 e 18 últimos, levantamento geofísico (investigação de solo) na área de estudo de viabilidade para implantação da PCH São Roque.



Essa área está localizada entre os municípios de São José do Cerrito e Vargem, no planalto catarinense.


Esse estudo servirá de base para as empresas interessadas em participar do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que esta previsto ainda para o ano de 2011, para construção e concessão de exploração.




Tomografia para "enxergar" poro de rocha


Especializada na análise de rochas do tipo shale (folhelhos), a Ingrain está de olho na abertura de um novo mercado no Brasil: os chamados reservatórios de óleo e gás não convencionais. Segundo a companhia, com a interação dinâmica dos fluidos nas rochas é possível responder quanto petróleo vai ser produzido em um reservatório deste tipo.
"Folhelhos ainda não estão bem adotados no Brasil. Se abrir este mercado aqui temos total interesse. Somos especializados em analisar este tipo de rocha. A Ingrain está preparada para quando isso quando acontecer", informou Marcus Ganz, "chief executive officer" (CEO) da companhia. 
Para Ganz, duas tecnologias desenvolvidas internamente são o carro-chefe da empresa: a tomografia computadorizada (CT Scanning), que permite revelar os espaços existentes entre os poros das rochas e uma posterior modelagem computacional, para se obter propriedades e características das rochas.
Idealizadas pelo fundador da companhia, o pesquisador Amos Nur, da Universidade de Stanford, estas soluções permitem obter a análise de rochas com precisão e em muito menos tempo do que os laboratórios tradicionais.
"Os resultados obtidos pelos estudos de plugs em laboratórios tradicionais possuem limitações devido as grandes heterogeneidades encontradas em carbonatos e folhelhos". Um laboratório convencional pode levar até dois anos para fazer um estudo da dinâmica das rochas enquanto a Ingrain os realiza em seis semanas. "Essa é uma vantagem muito grande, pois a rapidez dos resultados permite um maior número de avaliações preliminares aos modelos a serem desenvolvidos, diminuindo assim as incertezas e o tempo de desenvolvimento do projeto".

Ganz acredita que, dependendo do comportamento do mercado, uma boa parte das análises poderá ser feita no Brasil. A empresa já importou equipamentos para montar um laboratório na filial do Rio de Janeiro e contratou profissionais brasileiros para atuar nos projetos em desenvolvimento no país.

Geofísica Brasil   outubro/2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Levantamento Geofísico ( PCH Sakurá ) Curitibanos SC

Foi realizado no dia 30/09, última sexta-feira, levantamento geofísico (investigação de solo), na área de estudo para implantação da PCH Sakurá, no município de Curitibanos, no Planalto Catarinense.




Neste levantamento foi utilizado o método de eletrorresistividade, utilizando o resistivímetro GTR 3, de fabricação Suíça.
Para a investigação foi utilizado o método Schlumberger, conhecido como Sondagem Elétrica Vertical, popular SEV. 



Foram executadas investigações em 4 (quatro) pontos predeterminados. Esse trabalho foi realizado as margens do rio Marombas, um dos principais rios da região.